segunda-feira, julho 11, 2011

Crónica de Segunda - "Fugas"

As crónicas de segunda, decerto repararam, têm estado adormecidas, não de férias como se poderia pensar atendendo à época estival, mas adormecidas, e a razão está bem à vista. É que também eu tenho estado adormecida, os olhos baços não observam o redor como soíam, diriam os antigos.
Precisava, talvez, de outros olhos, outros para achar o assunto das crónicas, outros para ver o mundo e perceber nele mais do que apenas um cinzento fosco de angustias alheias.
Regresso ao Zé Gomes Ferreira que queria chorar com lágrimas verdadeiras e não as lágrimas intrujonas dos poetas e sentir com dor de verdade e não com a dor fingida do fingidor Pessoano. Mas não, tal como o Zé Gomes, todos os dias visto o fato que me deram (que eu procurei) e mancho-me da dor dos outros para não me sentir. Confortável a miséria humana que nos permite sempre vir ao de cima acenando a felicidade de aquela dor não ser a nossa, tal como a nossa não é a dor daqueles a quem choramos no ombro.
Circular cadeia de afectos e fugas, porque como diz o povo “prá frente é que é o caminho”.

Sem comentários: