segunda-feira, outubro 05, 2009

O demagogo no seu labirinto

O problema de Rui Rio quando fala de cultura não é a sua ideia de cultura, é o que pensa sobre cultura não chegar a ser uma ideia. Versão tosca e pré-moderna do "homem sem qualidades", Rio não sabe o que seja isso de cultura e não sabe que não sabe.
Não foi, pois, por falta de pudor que disse o que disse à TSF sobre o assunto (dando como exemplo da "política cultural" da "sua" Câmara a edição de um livro sobre… os presidentes da autarquia), mas por ignorância.
Nem foi por descuido, mas por motivos mais grossos, que afirmou, ao mesmo tempo, que "comigo pode haver apoios, mas para o que tem potencial para ter público".
Ignoro que "público" (sei lá, se calhar milhões de portuenses correram a comprá-lo) terá tido o tal livro sobre os presidentes - e não vejo porque é que um livro, ou um espectáculo, "com público" precisará de apoios - mas, coerentemente com a sua noção demagógica de "cultura", Rio deveria ter editado antes o popularíssimo "Livro de S. Cipriano" ou o livro de mortalhas Zig Zag.
Certo é que, com gente como Rio, Camões nunca teria tido a tença nem teriam sido publicados "Os Lusíadas".
Manuel António Pina
in JN 5/10/2009

1 comentário:

SombrArredia disse...

Há uma semana atrás ouvi uma frase que me ficou na memória

"O Porto é um barco que nunca chegou a partir"