sábado, junho 20, 2009

Pensam-me, logo existo!

[…]

A uma hora dessas

por onde andará seu pensamento


Dará voltas na Terra


ou no estacionamento?





Onde longe Londres Lisboa


ou na minha cama?

[…] *



Este pensamento persegue-me.
Os mortos só morrem verdadeiramente quando deixam de ser lembrados, pensados. Com os vivos passa-se o mesmo, enquanto pessoas não existimos se aqueles que nos conhecem não nos lembram.
Às vezes, como agora, dou por mim a pensar em quem pensará em mim e do que se lembrará de mim, tanto agora como quando eu partir. Dou por mim a pensar que marca deixo nos outros (se a deixo). Que lembraça será, a dos olhares partilhados, das pequenas piadas, frases ditas, pensamentos profundos ou apenas parvos, “estórias” de batalhas travadas ou de pura diversão. Inquieta-me este pensamento. Da mesma forma que a distância dos que fazem parte de mim sempre me inquietou, a distância real, física, dos que partem para outro lugar e aquela ainda mais difícil de quebrar, aquela que vamos deixando interpor-se, dos muros de distância que vamos construído.

[…]

A uma hora dessas

por onde passará seu pensamento
Por dentro da minha saia
ou pelo firmamento?

[…] *


Se eu morresse hoje, que poemas fariam a minha mortalha? Haveria poemas? Que poemas me dedicariam?
Natália Correia escreveu " Os que nunca inspiraram um poema/são as únicas pessoas sós."
Que poema inspiraria eu aos meus amigos?


* Adriana Calcanhoto

3 comentários:

Anónimo disse...

Nao poderia deixar de partilhar uma passagem que li recentemente num livro de contos da Florbela Espanca:

"Os mortos sao na vida os nossos vivos, andam pelos nossos passos, trazemo-los ao colo pela vida fora e so morrem connosco."

Engracado como, alem de haver gente que pensa em nos, ha gente que pensa os mesmos pensamentos.

Beijos de um amigo que nao pode acentuar :)

Jornalista preferida disse...

Já te disse que te adoro?..

Arnaldo Macedo disse...

Pensar Pensar...Desistir
tentei esforçar-me por pensar em qualquer coisa de inteligente para comentar neste teu cantinho...Mas logo desisti. Se quisesse comentar qualquer coisa de inteligente , ter me ia apresentado como (pseudo) intelectual e feito uma longa masturbação Mental...