domingo, janeiro 31, 2010

Os mortos vivos

Nunca fui grande adepta de vampiros, nunca estes exerceram sobre mim nenhuma especial sedução por forma a que me dedicasse a literatura ou cinefilia à volta desse tema. Sempre me pareceram um pouco pirosos estes avantesmas de caninos afiados, apesar das inúmeras estórias, desde os tempos áureos de Bela Lugosi, nunca me impressionaram por aí adiante, questões de gosto.
Eis senão quando estes se tornaram a moda, diria mesmo a coqueluche televisiva, cinematográfica e literária, como que possuídos pelas dentuças ferradas nos seus pescoços os responsáveis pelo fabrico de filmes e seriezecas de toda a espécie desataram a sugar o sangue dos espectadores gota a gota até à exaustão do tema (e da paciência).
Perante tal assoberbamento do tempo de antena pela vampiragem (da qual só me vem à ideia o “eles comem tudo, eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada” de boa memória e sempre actualizado com a política corrente) apeteceu-me divagar não sobre este mito sanguessuga mas sobre outro não menos tétrico e deprimente que é o dos mortos-vivos.
Dava-se-me agora ficar a dissertar sobre aqueles que, vivos, deixamos morrer dentro de nós ou mesmo quando somos nós que os outros deixam morrer sem avisar, sobre a forma como vamos perdendo espaço uns nos outros até sermos os mais reais zombies que a ficção não ousa imitar. Sobre isso poderia fazer o tema de uma crónica, qualquer coisa como um brinde aos zombies, aos mortos-vivos que eu deixei acontecer ou que deixaram que eu deixasse e assim por aí fora… Seria certamente um belo tema para a crónica mas, subitamente, uma voz em mim “mas tu não escreves crónicas!” – pois não, mas não me importaria!


3 comentários:

mulher lua disse...

Plenamente de acordo na falta de entusiasmo sobre vampiragem. Completamente de acordo com a cena do Zeca "eles comem tudo e não deixam nada". Mas faria uma excepção: Frankstein Junior, um dos meus filmes de eleição que, claro, mais não é do que uma soberba sátira ao Drácula mor.
Faço outra (grande)excepção no que toca a esse reino entre mortos e vivos, à grandiosa obra de um dos meus escritores favoritos, Stephen King. Fenomenal não só relativamente ao estado "zombie" como em Pet Sematary também noutros cenários além do "normal" como A incendiária, Zona Morta, à espera de um milagre, para não falar no sempre emblemático The Shining (O Iluminado).

Bom domingo

Anónimo disse...

mas q caixão tão kitch apre! lol


Nopinopi

Brain disse...

"...aqueles que, vivos, deixamos morrer dentro de nós ou mesmo quando somos nós que os outros deixam morrer sem avisar, sobre a forma como vamos perdendo espaço uns nos outros até sermos os mais reais zombies que a ficção não ousa imitar."

Grande "momento" de escrita!
GREAT!!!!

Um Beijo Meu.